Perguntas Mediais na Aquisição de Linguagem

 

Pesquisadora responsável: Profa. Dra. Elaine Grolla

Projeto em andamento:

Perguntas Mediais na Aquisição da Linguagem: Gramática ou Processamento?

 

Crianças em idade pré-escolar apresentam um comportamento peculiar no que diz respeito a perguntas em construções subordinadas (como em “quem você acha que o João viu?”). Ao serem instadas a produzir tais tipos de perguntas, crianças entre 4 e 6 anos algumas vezes produzem estruturas não encontradas na língua que estão adquirindo (como em “quem você acha quem o João viu?”).

Tais construções, com um elemento extra em posição intermediária, são chamadas na literatura de “perguntas mediais”. Apesar de não serem possíveis nas línguas adultas sendo adquiridas (inglês e espanhol, por exemplo), tais perguntas são gramaticais em línguas adultas como alemão e híndi. Em geral, é proposto na literatura que tais produções refletem uma possibilidade das gramáticas infantis em desenvolvimento. 

A presente pesquisa se propõe a investigar a produção desse tipo de pergunta por crianças monolíngues adquirindo o português brasileiro como língua materna. É levantada a hipótese de que tais produções não são de fato gramaticais, mas refletem dificuldades nos processos de produção de fala. Para testar tal hipótese, uma bateria de testes linguísticos e de controle executivo é conduzida.