MiniEnapol

 

MiniEnappol Aquisição

O bebê, ao nascer, dorme e chora. Mas, por volta de 1 ano, começam a aparecer as primeiras palavras. Com um ano e meio, surgem as primeiras combinações de 2 palavras e, de repente, esse bebê torna-se um tagarela. E tudo isso sem instrução formal.  Os adultos, por outro lado, gastam horas e horas em cursos de língua estrangeira, fazendo exercícios de toda sorte e, mesmo com instrução formal, não adquirem a mesma proficiência que as crianças. Essa discrepância torna-se ainda mais saliente quando pensamos nos outros aspectos/conquistas de crianças e adultos. Esse adulto tentando aprender uma segunda língua pode ser um matemático ou um médico, enquanto a criança sequer compreende a noção de tempo (ontem, hoje, amanhã). Por que essa discrepância? Como ocorre a aquisição da linguagem?

O Laboratório de Estudos em Aquisição de Linguagem (LEAL), sob coordenação das profas. dras. Elaine Grolla e Raquel Santos, teve início em 2010, mas, mesmo antes disso, os estudos em Aquisição da Linguagem desenvolvidos no Programa de Semiótica e Linguística Geral já procuravam por padrões e comportamentos que possam trazer mais indícios de como se dá o amadurecimento linguístico das crianças (em primeira e segunda língua) e dos adultos (em língua estrangeira). 

Neste ano, congregamos alunos e ex-alunos formados na área para apresentarem suas pesquisas. Será nosso 1º. MiniEnapol em Aquisição da Linguagem! E para celebrar este momento, contamos com a presença de duas das maiores pesquisadoras sobre o assunto do país: Profa. Dra. Carmen Matzenauer (UFPEL) e Profa. Dra. Ruth Lopes (UNICAMP).

Serão dois dias enriquecedores, para os quais todos estão convidados!

O evento será realizado no prédio da Letras, na Universidade de São Paulo, nos dias 24 e 25 de outubro de 2019, na sala 261.

Para ver o programa, clique aqui. 

 

Comissão Organizadora:

Andressa Toni

Antonio Codina

Camilla de Rezende

Clariana Vieira

Jonathan Torres

Rafael Paz de Carvalho

Raíssa Silva Santana

 

MiniEnapol