Pesquisadores

Coordenadoras

Foto Professora Elaine Grolla   Profa. Dra. Elaine Grolla

 Currículo Lattes

 Research Gate

 ORCID

 

 

 

Foto da Professora Raquel Santana  Profa. Dra. Raquel Santana Santos

 Currículo Lattes

 

 

 

 

Doutorado

 Foto da Camilla InibitórioCamilla de Rezende (Lattes)

 Projeto: Controle inibitório e processamento linguístico em diferentes fases da vida

 Descrição: Seus interesses concentram-se nas áreas de desenvolvimento cognitivo, funções executivas e aquisição de linguagem, mais especificamente na área de aquisição de sintaxe. Atualmente, desenvolve pesquisa com diferentes populações (crianças, adultos e idosos) sobre as relações entre o controle inibitório e as habilidades de processamento da linguagem.

  

 

 

Foto da Andressa  Andressa Toni (Lattes)

 Projeto: Subespecificação e representação estrutural do ataque ramificado CCV na aquisição fonológica

 Descrição: Esta pesquisa visa investigar como as sílabas de ataque ramificado CCV (Consoante1 + Consoante2 + Vogal) do Português Brasileiro se desenvolvem no sistema fonológico infantil. O estudo busca analisar se as estratégias de reparo impostas ao CCV pela criança (como em [ˈbu.ʃɐ] 'bruxa', [ˈbla.vʊ] 'bravo', [ˈpɾã. tɐ] 'planta') teriam motivação majoritariamente fonológica ou fonética - observando, no primeiro caso, fatores como a estrutura ramificada e a especificação dos segmentos que compõem a sílaba CCV e, no segundo caso, a articulação das combinações segmentais de CCV.

 

Foto do Jonathan Torrer Jonathan Torres (Lattes)

 Projeto: Aquisição de Livre-escolha: alternativas e exaustificação

 Descrição: Tem interesse na intersecção entre linguística formal e psicologia cognitiva, mais especificamente pela aquisição de aspectos   semântico-pragmáticos das línguas naturais e as implicações do sistema cognitivo sobre esse processo. Atualmente investiga a aquisição de livre-   escolha (free choice) em sentenças contendo pronomes (e.g. qualquer), disjunções acompanhadas de modalizadores (e.g. pode) e sua contribuição para uma teoria geral de livre escolha e polaridade.

 ​  

 

 

Foto da Clariana Lara Clariana Lara Vieira (Lattes)

 Projeto: Teoria da Mente e Common Ground: o caso do QU-in situ no português brasileiro infantil

 Descrição: Desenvolve pesquisa sobre aquisição de sintaxe no Português Brasileiro como primeira língua. Seu projeto visa responder alguns questionamentos no que se refere à aquisição de perguntas-QU, em especial o QU-in situ e sua relação com a Teoria da Mente e contextos pragmáticos.

 

Foto de Antonio Codina Antonio Codina (Lattes)

 Projeto: Aspectos da aquisição do Nome Singular Nu no Português Brasileiro.

 Descrição: Desenvolve uma pesquisa sobre questões referentes à natureza, aceitabilidade e aquisição do Nome Singular Nu do Português Brasileiro. 

 

 

 


Mestrado

Foto da Kalyane Kalyne Alves de Melo Silva (Lattes)

 Projeto: Aquisição de verbos de controle e alçamento em PB 

 Descrição: Desenvolve pesquisa sobre a aquisição de estruturas de controle e alçamento em PB, as quais podem ser similares em estrutura superficial, mas apresentam características bem diferentes em estrutura profunda, ex.: João afirma ser inteligente/João parece ser inteligente. Além dos verbos considerados prototipicamente de controle também investiga a aquisição do verbo ‘querer’ que tem demonstrado comportamento sintático ambíguo em PB, ora comportando-se como controle (O menino quer chutar a bola), ora como alçamento (A água quer ferver).


 

Foto da Juliana  Juliana Barbosa (Lattes)

 Projeto: A aquisição das vogais arredondadas do Francês por falantes de Português Brasileiro 

 Descrição: Desenvolve pesquisa sobre a percepção e a produção de fonemas inexistentes no português brasileiro, mas distintivos no francês. Considerando o fator idade como decisivo durante o processo de aquisição/aprendizagem de língua estrangeira, tem como objetivo descobrir se o Período Crítico pode interferir nas capacidades de aquisição fonológica do FLE (Francês Língua Estrangeira).

 

 

Foto do rafael  Rafael Carvalho (Lattes)

 

 

 

 

 

 

Iniciação Científica

 Foto da MarianaMariana de Freitas Martins (Lattes)

 Bolsista envolvida na execução do projeto: "Aquisição Fonológica de Primeira e Segunda Línguas"

 

 

 

 

 

 

Foto de Leticia Fernandes Letícia Fernandes (Lattes)

 

 Bolsista envolvida na execução do projeto: "Dependências A-barra e Controle Executivo na Aquisição de Linguagem"

 

 

 

Foto de Fernanda Fernanda Almeida de Oliveira (Lattes)

 Projeto: Aquisição de dêixis espacial e temporal em português brasileiro

 Descrição: investiga o processo de aquisição de dêixis espacial e temporal em crianças de desenvolvimento típico adquirindo o português brasileiro como língua materna. 

 

 

 

Miguel Fontes Meira (Lattes)