Pesquisadores

 

 

Coordenadoras

 Profa. Dra. Elaine Grolla

 Currículo Lattes

 

 

 

 

 Profa. Dra. Raquel Santana Santos

 Currículo Lattes

 

 

 

 

Pós-Doutorado

 Graziela Pigatto Bohn

 Projeto: Harmonia consonantal na aquisição do Português Brasileiro

 Descrição: Esta pesquisa detém-se a investigar a harmonia consonantal, processo em que consoantes não-   adjacentes compartilham de um mesmo traço de modo, nasalidade, vozeamento ou ponto de articulação - sendo este último o enfoque do presente estudo. São analisados dados de três crianças entre 1;4 e 2;5 (ano;mês) adquirindo o Português Brasileiro, que serão relacionados aos resultados obtidos por Fikkert & Levelt (2008), Pater & Werle (2003) e Gormley (2003) quanto à observação de diferentes estágios da harmonia consonantal; quanto à homorganicidade resultante da aplicação do processo; e quanto à antecipação articulatória como sua possível motivação, respectivamente.

Currículo Lattes

 

 

Doutorado

 Camilla de Rezende

 Projeto: Controle inibitório e processamento linguístico em diferentes fases da vida

 Descrição: Seus interesses concentram-se nas áreas de desenvolvimento cognitivo, funções executivas e aquisição de linguagem, mais especificamente na área de aquisição de sintaxe. Atualmente, desenvolve pesquisa com diferentes populações (crianças, adultos e idosos) sobre as relações entre o controle inibitório e as habilidades de processamento da linguagem.

Currículo Lattes

 

 Renato Caruso Vieira

 Projeto: Teoria de Relevância e a Aquisição de Implicatura Escalar

 Descrição: Sua atuação acadêmica se concentra nas áreas de aquisição de semântica e de pragmática. Tem  como tema de sua vigente pesquisa a aquisição de implicaturas escalares e pretende, por meio de coleta de dados experimentais, fornecer evidências que corroborem as explicações dadas ao fenômeno pelo modelo inferencial da Teoria de Relevância.

Currículo Lattes

 

 Andressa Toni

 Projeto: Subespecificação e representação estrutural do ataque ramificado CCV na aquisição fonológica

 Descrição: Esta pesquisa visa investigar como as sílabas de ataque ramificado CCV (Consoante1 + Consoante2 + Vogal) do Português Brasileiro se desenvolvem no sistema fonológico infantil. O estudo busca analisar se as estratégias de reparo impostas ao CCV pela criança (como em [ˈbu.ʃɐ] 'bruxa', [ˈbla.vʊ] 'bravo', [ˈpɾã. tɐ] 'planta') teriam motivação majoritariamente fonológica ou fonética - observando, no primeiro caso, fatores como a estrutura ramificada e a especificação dos segmentos que compõem a sílaba CCV e, no segundo caso, a articulação das combinações segmentais de CCV.

Currículo Lattes

 

 Carina Silva Fragozo

 Projeto: Aquisição fonológica de segunda língua

 Descrição: Neste estudo investigamos a aquisição do inglês por falantes brasileiros analisando três fenômenos fonológicos: a assimilação de vozeamento, a retração de acento e a relação entre sílaba e acento. Busca-se compreender se, no processo de aquisição de segunda língua, é mais fácil adquirir uma regra igual, uma regra semelhante ou, ainda, remarcar um parâmetro existente na língua materna.

Currículo Lattes

 

 

Mestrado

 Kalyne Alves de Melo Silva

 Projeto: Aquisição de verbos de controle e alçamento em PB 

 Descrição: Desenvolve pesquisa sobre a aquisição de estruturas de controle e alçamento em PB, as quais podem ser similares em estrutura superficial, mas apresentam características bem diferentes em estrutura profunda, ex.: João afirma ser inteligente/João parece ser inteligente. Além dos verbos considerados prototipicamente de controle também investiga a aquisição do verbo ‘querer’ que tem demonstrado comportamento sintático ambíguo em PB, ora comportando-se como controle (O menino quer chutar a bola), ora como alçamento (A água quer ferver).

Currículo Lattes

 

 Clariana Lara Vieira

 Projeto: O Constituinte-QU in situ no Português Brasileiro Infantil

 Descrição: Desenvolve pesquisa sobre aquisição de sintaxe no Português Brasileiro como primeira língua. Seu projeto visa responder alguns questionamentos em relação a aquisição de perguntas-QU, em especial o QU in situ, cujo movimento é aparentemente opcional nesta língua.

Currículo Lattes

  

 Iolanda Dias Goes

 Projeto: A construção absoluta como estratégia de relativização no Português Brasileiro Infantil 

 Descrição: Desenvolve pesquisa sobre orações relativas que contêm a construção absoluta, na qual o tema é o único argumento do verbo. Em seu projeto de mestrado, investiga a interpretação que crianças adquirindo o Português Brasileiro atribuem para essas relativas, de modo a observar a preferência por interpretar o elemento relativizado como tema ou como agente.  

Currículo Lattes

 

 Raíssa Silva Santana

 Projeto: A Genericidade em Português Brasileiro Infantil: O Singular Nu Pré-Verbal 

 Descrição: Desenvolve pesquisa sobre a semântica do singular nu do Português Brasileiro. O objetivo de seu projeto de mestrado é investigar o julgamento que crianças adquirindo o PB atribuem a sentenças com o referido nominal em posição pré-verbal de sujeito em sentenças episódicas e em sentenças com predicados-de-espécie. 

Currículo Lattes

 

 

Iniciação Científica

Bolsistas envolvidas na execução do projeto: "Perguntas Mediais na Aquisição da Linguagem"

 

 Viviane Aparecida Maia de Oliveira

  Currículo Lattes

 

 

 

 Thais Malagoli Braga

 Currículo Lattes

 

 

 

 Andressa Vieira

 Currículo Lattes