Projeto: O impacto da escolarização na aquisição de palavras gramaticais em Português Brasileiro

 

Pesquisadoras principais: 

  • Silvina Montrul (University of Illinois)
  • Elaine Grolla (USP)

 

  • Tania Ionin (University of Illinois)

 

Projeto em andamento (2023-2025)

Financiamento: Lemann Institute

 

O impacto da escolarização na aquisição de palavras gramaticais em Português Brasileiro

Descrição: O português brasileiro vem passando por mudanças linguísticas e apresenta variação na morfossintaxe dos registros falados e escritos. Nosso estudo se propõe a examinar o conhecimento linguístico de falantes nativos brasileiros adultos e o impacto da alfabetização no desenvolvimento da linguagem.Através de uma série de testes de linguagem curtos com falantes de diferentes idades (com variáveis níveis de alfabetização), nosso estudo investigará a aquisição de palavras gramaticais - objetos clíticos (eu, te, o, a), artigos (o, a) e pronomes (ele, ela). Estas palavras, que são críticas para a compreensão e o processamento de sentenças e discursos, são adquiridas cedo (na pré-escola), mas não são totalmente dominadas no discurso até depois da adolescência. Vamos investigar o impacto da alfabetização sobre o conhecimento sintático e sobre as propriedades referenciais de pronomes, clíticos e artigos na compreensão oral e na produção oral e escrita. Os participantes serão 82 crianças brasileiras em idade escolar (entre 5 e 17 anos) e 72 adultos brasileiros (entre 30 e 60 anos) com diferentes níveis de escolarização (de baixo a alto grau de escolaridade). Nossos resultados trarão contribuições teóricas sobre o papel da alfabetização na aquisição da língua nativa e poderá trazer sugestões de intervenções para diminuir a taxa de analfabetismo, reduzir a desigualdade e melhorar o desempenho acadêmico, bem-estar econômico e geral da população brasileira..