O impacto da escolarização na aquisição de palavras gramaticais em Português Brasileiro

Foto da Profa. Dra. Elaine Grolla

Projeto: O impacto da escolarização na aquisição de palavras gramaticais em Português Brasileiro

Pesquisadoras principais:

Silvina Montrul (University of Illinois)
Elaine Grolla (USP)
Tania Ionin (University of Illinois)

Projeto em andamento (2023-2025)

Financiamento: Lemann Institute

O português brasileiro vem passando por mudanças linguísticas e apresenta variação na morfossintaxe dos registros falados e escritos. Nosso estudo se propõe a examinar o conhecimento linguístico de falantes nativos brasileiros adultos e o impacto da alfabetização no desenvolvimento da linguagem.

Através de uma série de testes de linguagem curtos com falantes de diferentes idades (com variáveis níveis de alfabetização), nosso estudo investigará a aquisição de palavras gramaticais - objetos clíticos (eu, te, o, a), artigos (o, a) e pronomes (ele, ela). Estas palavras, que são críticas para a compreensão e o processamento de sentenças e discursos, são adquiridas cedo (na pré-escola), mas não são totalmente dominadas no discurso até depois da adolescência.

Vamos investigar o impacto da alfabetização sobre o conhecimento sintático e sobre as propriedades referenciais de pronomes, clíticos e artigos na compreensão oral e na produção oral e escrita. Os participantes serão 82 crianças brasileiras em idade escolar (entre 5 e 17 anos) e 72 adultos brasileiros (entre 30 e 60 anos) com diferentes níveis de escolarização (de baixo a alto grau de escolaridade).

Nossos resultados trarão contribuições teóricas sobre o papel da alfabetização na aquisição da língua nativa e poderá trazer sugestões de intervenções para diminuir a taxa de analfabetismo, reduzir a desigualdade e melhorar o desempenho acadêmico, bem-estar econômico e geral da população brasileira.