Projeto: A produtividade de regras fonológicas e sua influência no processo de aquisição da linguagem

 

Pesquisadora responsável: Profa. Dra. Raquel Santana Santos

 

Adquirir a fonologia de uma língua é adquirir as unidades deste componente e as regras que alteram estas unidades. Os estudos sobre aquisição fonológica ainda se concentram muito mais no estudo dos processos fonológicos infantis do que na aquisição de regras fonológicas da língua adulta. Em Santos (2007, 2012, 2017) tenho discutido a aquisição de diversas regras fonológicas do PB. No entanto, uma questão que tem de ser levantada é como se definir quando um processo foi adquirido. Há propostas sedimentadas na literatura de que um segmento (fonema) é considerado adquirido quando ele é produzido 70-80 dos contextos-alvo (Cf. trabalhos em Lamprecht 2004) em 3 sessões seguidas de coleta. Mas esta definição diz respeito à aquisição segmental, que tem aplicação categórica. Como definir a aquisição de uma regra opcional? Por exemplo, se uma criança aplica 35 de elisão, esta regra foi adquirida por ela? Essa definição depende de saber qual a taxa de aplicação desse processo na língua adulta. Além disso, outra questão ainda não colocada diz respeito a possível influência da frequência de aplicação dos processos na fala adulta na ordem de aquisição das regras.