Pesquisadores Atuais

Coordenadoras

Foto de Elaine Grolla

Profª. Drª. Elaine Grolla

Foto de Raquel Santana Santos

Profª. Drª. Raquel Santana Santos

Pesquisadores

Foto de Karina Gomes Bertolino

Karina Gomes Bertolino

Sujeitos nulos genéricos e existenciais: avaliando a gramática infantil e adulta

Neste projeto, comparamos diferentes línguas de sujeito nulo, com a finalidade de construir uma tipologia dos sujeitos nulos genéricos e existenciais (também chamados arbitrários) em sentenças impessoais. Essa pesquisa poderá suportar ou levantar problemas para a hipótese de uma distribuição paramétrica dos sujeitos nulos. O projeto também tem como objetivo estudar a produção de sujeitos nulos existenciais e genéricos na fala espontânea de crianças adquirindo o português brasileiro.

Foto de Andressa Toni

Andressa Toni

Intuição fonotática do PB na fala adulta e infantil: a relação entre restrições fonotáticas universais, pressão fonética e a frequência distribucional na percepção, produtividade e aceitabilidade da fala

Desenvolve pesquisa sobre a natureza, a construção e o funcionamento da gramática combinatória dos sons do Português Brasileiro. O objetivo do estudo é comparar a produção, percepção, produtividade e aceitabilidade de estruturas fonotáticas proibidas, ausentes e/ou raras no PB em relação a estruturas permitidas e atestadas, em adultos e crianças.

Foto de Clariana Lara Vieira

Clariana Lara Vieira

pós-doutorado

Entre a prosódia, a pragmática e a sintaxe - a aquisição dos atos de fala e o papel da fala dirigida à criança

Este projeto tem como objetivo investigar a interação entre prosódia, pragmática e sintaxe na aquisição dos atos de fala por crianças falantes de português brasileiro e francês. Buscamos compreender como a fala dirigida à criança, com suas entoações características, pode influenciar o desenvolvimento da competência pragmática, ajudando as crianças a distinguir atos de fala como perguntas, afirmações e ordens.

Foto de Camilla de Rezende

Camilla de Rezende

pós-doutorado

Processamento linguístico e funções executivas

O projeto investiga as relações entre o processamento linguístico e as funções executivas (FE) em diferentes fases da vida, com foco na influência de um possível declínio das FE no processamento linguístico de idosos. Para tanto, verificaremos o comportamento de pré-adolescentes, adultos e idosos em tarefas de FE e em uma tarefa especificamente linguística, a fim de comparar o desempenho dos participantes em ambos os tipos de tarefas, além de examinar possíveis diferenças.

Doutorado

Foto de Antonio Codina

Antonio Codina

Omissão de artigos nas Interlínguas de falantes adultos de Português Brasileiro em processo de Aquisição de Segunda Língua

Trabalha na área de aquisição de segunda língua no quadro da teoria gerativista. No doutorado, pesquisa a aquisição de artigos do espanhol, francês e inglês por estudantes brasileiros; especialmente, a omissão de artigos (plurais e singulares nus).

Foto de Juliana Barbosa

Juliana Barbosa

Transferências de traços fonéticos e fonológicos: os sotaques estrangeiros na aquisição do Português Brasileiro

Desenvolve pesquisa sobre os sotaques estrangeiros no Português Brasileiro (PB). Mesmo depois de muitos anos domiciliados no Brasil, e tendo aprendido o PB no convívio com brasileiros, é comum que falantes nativos de outras línguas mantenham sotaques estrangeiros. Esta pesquisa analisa aspectos fonéticos e fonológicos de franceses falando português brasileiro, analisando a nasalização de vogais, a produção de ditongos, e produção de tepe. Além dos avanços na compreensão sobre aquisição de língua adicional, esta pesquisa contribui com aporte teórico para a produção de material didático de ensino de pronúncia do PB para estrangeiros.

Foto de Nathalie Torres Vila Nova

Nathalie Torres Vila Nova

Aprendizagem de relativas genitivas convencionais em PB

Esta pesquisa visa investigar as estratégias relativização com o pronome "cujo", bem como a influência do contexto de aprendizagem de língua materna na aprendizagem dessa construção sintática. A hipótese deste trabalho é de que relativas genitivas convencionais não são naturais e não são completamente aprendidas por meio do ensino formal, sendo evitadas até mesmo por adultos. Assim, pretende-se identificar e descrever os fatores envolvidos nessa antinaturalidade, como insuficiência do input ao longo do período de aquisição, ensino tardio, ou estrutura computacional envolvida.

Foto de Sonia Eliane Niewiadomski

Sonia Eliane Niewiadomski

Características sonoras do polonês e português falado no município de Cruz Machado, no Paraná

investiga a produtividade do processo de nasalização no português brasileiro em uma comunidade bilíngue polonês-português localizada no município de Cruz Machado, no interior do estado do Paraná. O estudo analisa de que modo a produtividade do fenômeno varia de acordo com a geração a que pertencem os falantes, levando em conta variáveis linguísticas (como tonicidade da sílaba, estrutura silábica) e extralinguísticas (como o grau de exposição ao português, grau de escolaridade, tipo de bilíngue, ambiente familiar, idade de aquisição do PB e possíveis influências da estrutura do polonês).

Foto de Rosiani Bueno de Oliveira Dias

Rosiani Bueno de Oliveira Dias

O uso de sujeito nulo e sujeito expresso em inglês por falantes de Português Brasileiro e Europeu

Esta pesquisa tem por objetivo mapear os "erros" morfossintáticos provenientes da influência da primeira língua produzidos por falantes nativos de português brasileiro (PB) e português europeu (PE) que estejam aprendendo a língua inglesa como língua adicional (L2). Nosso enfoque inicial será comparar o uso de sujeito nulo ou sujeito expresso na produção em inglês desses falantes.

Mestrado

Foto de Miguel Fontes Meira

Miguel Fontes Meira

Cartografia e Aquisição da Periferia Esquerda no Português Brasileiro: Um Estudo de Compreensão

Foto de Julia Lessa dos Santos

Julia Lessa dos Santos

O sistema vocálico infantil: O contraste da nasalidade no período de aquisição da linguagem

O projeto procura discutir a proveniência da nasalização, bem como este é desenvolvido e quais são as circunstâncias e fatores que privilegiam uma ou outra escolha da variação da nasalização. Expandinde-se com este projeto os estudos que aprofundem como a língua portuguesa é adquirida na idade infantil e verificar traços linguísticos relacionados à variação paulistana da língua portuguesa brasileira.

Foto de Mariana de Freitas Martins

Mariana de Freitas Martins

Aquisição de vogais átonas no Português Brasileiro

Foto de Gabrielli de Lima Gomes

Gabrielli de Lima Gomes

A aquisição e a produção de pied-piping em perguntas QU e em orações relativas em português brasileiro.

Iniciação Científica

Foto de Isabella Merighi de Andrade

Isabella Merighi de Andrade

Projeto de Iniciação científica: Compreensão de Orações Relativas por Crianças Adquirindo o Português Brasileiro como Língua Materna

Foto de Liz Moura

Liz Moura Carvalho

Projeto de Iniciação científica: Análise da produção de orações relativas e de perguntas-QU por crianças adquirindo o Português Brasileiro

Foto de Gustavo de Souza Vieira dos Santos

Gustavo de Souza Vieira dos Santos

Projeto de Iniciação científica: A aquisição da ordenação do processo de ressilabificação de fricativa e assimilação de vozeamento no português brasileiro

Foto de Maria Bárbara de Oliveira Lopes

Maria Bárbara de Oliveira Lopes

Projeto de Iniciação científica: Diferenças Acústicas entre a Fala Adulta e a Fala Dirigida a Meninos entre 1;0 e 1;6 anos e seu Papel na Aquisição de Linguagem

Foto de Ana Cecília Ioriatti Guizzo

Ana Cecília Ioriatti Guizzo

Projeto de Iniciação científica: Diferenças Acústicas entre a Fala Adulta e a Fala Dirigida a Meninos entre 2;0 e 2;6 anos e seu Papel na Aquisição de Linguagem

Maria Luiza Simões Lucio

Maria Luiza Simões Lucio

Projeto de Iniciação científica: Diferenças Acústicas entre a Fala Adulta e a Fala Dirigida a Meninas entre 1;0 e 1;6 anos e seu Papel na Aquisição de Linguagem

Maria Clara da Silva Santana

Maria Clara da Silva Santana

Projeto de Iniciação científica: Diferenças Acústicas entre a Fala Adulta e a Fala Dirigida a Meninas entre 2;0 e 2;6 anos e seu Papel na Aquisição de Linguagem

Lia Amaro Lopes

Lia Amaro Lopes

Projeto de Iniciação científica: Diferenças Acústicas entre a Fala Adulta e a Fala Dirigida a Meninos entre 3;0 e 3;6 anos e seu Papel na Aquisição de Linguagem

Luiza Andrade Ferreira Silva

Luiza Andrade Ferreira Silva

Projeto de Iniciação científica: Diferenças Acústicas entre a Fala Adulta e a Fala Dirigida a Meninas entre 3;0 e 3;6 anos e seu Papel na Aquisição de Linguagem

Foto de Victoria Gonçalves Clementino

Victoria Gonçalves Clementino

Projeto de Iniciação científica: Desenvolvimento da sílaba e da palavra em Português Brasileiro, de 3 a 4 anos

Foto de Mariana Ensfeld Lueders

Mariana Ensfeld Lueders

Projeto de Iniciação científica: A aquisição do processo de ressilabificação de fricativas no Português Brasileiro

Foto de Yasmin

Yasmin Victoria Santos Malaquias

Projeto de Iniciação científica: Fala infantil e fala adulta: diferenças e semelhanças fonológicas