Publicações
Aceito/ no prelo
- MEIRA, Miguel & Elaine Grolla (aceito) The ‘Growing Trees’ approach and the development of the left periphery in Brazilian Portuguese. Empirical and theoretical approaches to language acquisition: a generative perspective. Cambridge Scholars Publishing.
- BARBOSA, Juliana (no prelo). Efeitos da Instrução Explícita na Aquisição-Aprendizagem do Francês como Língua Estrangeira. Revista Letras Raras.
2025
- TONI, Andressa. The Acquisition of CCV Branching Onsets in Brazilian Portuguese: Revisiting the Roles of Variation and Phonological Density. 2025. In: Annual Meeting on Phonology, 2025, online. Annual Meeting on Phonology.
2024
- TORRES, Jonathan & Elaine Grolla. 2024. Implicaturas escalares na aquisição de português brasileiro: uma análise da Teoria da Otimidade para o conectivo “ou”. Gragoatá, 29(64), e60581.
- TONI, Andressa. 2024. Measuring the roles of variation and phonological density into the development of branching CCV onsets in Brazilian Portuguese. JOURNAL OF PORTUGUESE LINGUISTICS (ONLINE), v. 23, p. 1-6
- SANTOS, Raquel Santana & Andressa Toni. 2024. A fonologia para além do segmento no português. In: Thomas Finbow, Marcos Lopes e Evani Viotti. (Org.). Objetos Linguísticos: análises em perspectiva. 1ed.: Pontes, 2024, v. 1, p. 1-243.
- SANTOS, Raquel Santana & Aline de Lima Benevides. 2024. Aspectos psicolinguísticos para o desenvolvimento da fala. In: Haydée Fiszbein Wetzner; Helena Bolli Mota; Márcia Keske-Soares. (Org.). Transtornos dos sons da fala. 1ed.Carapicuíba: Pró-Fono Editorial, v. 1, p. 57-72.
- SANTOS, Raquel Santana & Andressa Toni. 2024. Aspectos do desenvolvimento prosódico no português brasileiro. In: Haydée Fiszbein Wetzner; Helena Bolli Mota; Márcia Keske-Soares. (Org.). Transtornos dos sons da fala. 1ed.Carapicuíba: Pró-Fono Editorial, v. 1, p. 83-98.
-
FRAGOZO, Carina Silva; Raquel Santana Santos & Andressa Toni. Retração de acento: produção dos parâmetros acústicos do acento em inglês por aprendizes brasileiros. REVISTA DA ABRALIN, v. XXIII, p. 6-36, 2024.
- BARBOSA, Juliana. 2024. Aquisição das vogais anteriores arredondadas do francês por falantes de português brasileiro sob a perspectiva do SLM (Speech Learning Model) – Modelo de Aprendizagem de fala). Revista da ABRALIN, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 851–876. DOI: 10.25189/rabralin.v23i2.2192
2023
- VIEIRA, Clariana & Elaine Grolla. 2023. The Acquisition of Wh-in-situ Questions in Brazilian Portuguese: The Convergence of Input, Presuppositional Contexts and Syntactic Restrictions. Proceedings of the 47th annual Boston University Conference on Language Development, edited by Paris Gappmayr and Jackson Kellogg, 767-780. Somerville, MA: Cascadilla Press. ISBN 978-1-57473-087-6.
- MEIRA, Miguel & Elaine Grolla. 2023. The Underlying Structure of Interrogatives in Brazilian Portuguese: Evidence from Acquisition Data. Proceedings of the 47th annual Boston University Conference on Language Development, edited by Paris Gappmayr and Jackson Kellogg, 562-575. Somerville, MA: Cascadilla Press. ISBN 978-1-57473-087-6.
-
NIEWIADOMSKI, Sonia Eliane; Luiz Henrique Budant & Regiane Czervinski. 2023. Ensino e aprendizagem da língua polonesa no Brasil no contexto pandêmico: desafios e possibilidades [Nauczanie i uczenie się języka polskiego w Brazylii w czasie pandemii. Wyzwania i możliwości]. Postscriptum Polonistyczne, v. 30, p. 1-16.
- TONI, Andressa. 2023. Mapeando os percursos possíveis na aquisição das líquidas /l, ɾ/ em ataques simples e complexos: Dados de produção de fala. Acta Scientiarum (UEM), v. 45, p. 1-13.
- TONI, Andressa. 2023. P[ɾ]ato é igual a p[l]ato, mas ba[ɾ]ata não é igual a ba[l]ta: efeitos da estrutura silábica na detecção de consoantes líquidas durante a aquisição fonológica. ORGANON, v. 38, p. 1-25
-
BAIA, Maria de Fátima Almeida & Raquel Santana Santos. 2023. (Psico)linguística, Música e Musicoterapia: diálogos possíveis ((Psycho)linguistics, Music and Music Therapy: possible dialogues). ESTUDOS DA LÍNGUA(GEM) (ONLINE), v. 21, p. 229-233.
2022
- VIEIRA, Clariana. 2022. Aplicação de regras fonológicas ao clítico "que" interrogativo: assimetria entre o QU-movido e QU-in situ. Revista Verbum, São Paulo, SP, v. 11, n. 1, p. 254-270.
- SANTOS, Raquel Santana & Aline de Lima Benevides. 2022. SW ou WS para o acento primário em português brasileiro - as pistas de um sistema não transparente. Revista de Estudos da Linguagem, Campinas, SP.
- TONI, Andressa & Raquel Santana Santos. 2022. A idade reflete o domínio linguístico? Efeito das medidas de desempenho na análise de dados em aquisição fonológica. Revista de Estudos da Linguagem, Campinas, SP, v. 1, p. 376-424.
-
FRAGOZO, Carina Silva & Raquel Santana Santos. 2022. Aquisição de acento de palavra do inglês por falantes de português brasileiro. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 38, p. 1-33.
- TONI, Andressa. 2022. Tleco, [tl]ave, atlas: O que sílabas marginais /tl/ podem revelar sobre o desenvolvimento da Fonotaxe na fala infantil?. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 24, p. 724.
- TONI, Andressa. 2022. Discriminação e identificação de sílabas de ataque ramificado na percepção infantil: analisando os testes 2IFC, AX, 4I-ODDITY e correspondência de imagem. VERBUM - Cadernos de Pós Graduação, v. 11, p. 177-200.
- TONI, Andressa. 2022. Ota bruxa??: modelando a relação entre variação linguística e aquisição dos ataques ramificados via princípio de tolerância. Cadernos De Estudos Linguisticos, v. 64, p. 1-23
- TONI, Andressa. 2022. ?Bnafe soa melhor que Shrabe?? Julgamento de aceitabilidade de sequências consonantais frequentes, pouco frequentes, marginais e ausentes no Português Brasileiro. LETRÔNICA, v. 15, p. 1-19.
- TONI, Andressa. 2022. Notas sobre a dificuldade articulatória na aquisição dos ataques ramificados CCV. VEREDAS - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, v. 26, p. 1-30, 2022.
-
NIEWIADOMSKI, Sonia Eliane & Luciane Trenephol da Costa. 2022. O passado que persiste na língua: aspectos sonoros da língua polonesa falada no interior do Paraná. In: Cibele Krause Lemke; Cristine Malinoski Pianaro Angelo e Luciane Trennephol da Costa.. (Org.). Debates Contemporâneos na área da linguagem: diversidade e multiculturalismo. 1ed.Campinas: PONTES, p. 171-195.
-
SCHER, Ana Paula; BARBOSA, Juliana; MARANGONI Jr, César Elídio & Bruno Pinto Silva (Orgs.). 2022. A Gramática e a Linguística na sala de aula. Campinas: Pontes
2021
- SANTOS, Raquel Santana, Aline de Lima Benevides & Andressa Toni (Orgs.). 2021. Fonologia, Aquisição e Educação. Editora Atena, Ponta Grossa.
-
GÓES, Iolanda & Elaine Grolla. 2021. Parser Immaturity and the Processing of Ambiguous Relative Clauses in Brazilian Portuguese. Proceedings of the 45th annual Boston University Conference on Language Development, edited Danielle Dionne and Lee-Ann Vidal Covas, 245-258. Somerville, MA: Cascadilla Press. ISBN 978-1-57473-067-8.
-
SANTANA, Raíssa & Elaine Grolla. 2021. The Late Acquisition of Brazilian Portuguese Subject Bare Singulars. Proceedings of the 45th annual Boston University Conference on Language Development, edited Danielle Dionne and Lee-Ann Vidal Covas, 652-665. Somerville, MA: Cascadilla Press. ISBN 978-1-57473-067-8.
-
REZENDE, Camilla de & Elaine Grolla. 2021. Sentenças absolutas em português brasileiro adulto e infantil: dados experimentais. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 63, p. 1-18, e021006.
-
TONI, Andressa. 2021. Frequência lexical dos ataques ramificados CCV em Português Brasileiro: comparando a fala adulta, a fala dirigida à criança e a fala infantil nos corpora FI e FDC. Revista da ABRALIN, v. 20, n. 1, p. 1-33.
-
TONI, Andressa. 2021. U[bɾu]σxas C[bɾa]σvas ϕ[bɾi]σgam, aΣ[pɾõ]σtam e esσ[bɾa]Σvejam: Influências de fronteira prosódica na acurácia silábica da criança. Revista VERBUM, v. 10, n. 2, p. 128-141.
-
FRAGOZO, Carina Silva & Raquel Santana Santos. 2021. Aquisição da retração acentual do Inglês por falantes de Português Brasileiro. ALFA: Revista de Linguística (UNESP. ONLINE), v. 65, p. e11797.
- BARBOSA, Juliana. 2021. A aquisição do Português Brasileiro por falantes nativos de outras línguas: revisitando pesquisas recentes sobre aquisição de fonética e fonologia. Revista Diálogos, v. 9, n. 3, p. 109-122.
-
BENEVIDES, Aline Lima & Andressa Toni. 2021. A fonologia na sala de aula: desvios comuns de escrita. In: Raquel S SANTOS; Aline BENEVIDES; Andressa TONI (Org.). Fonologia, Aquisição e Educação. 1ed.Ponta Grossa: Atena, v. 1, p. 175-201.
-
TONI, Andressa 2021. Aquisição da Linguagem. In: Raquel S SANTOS; Aline BENEVIDES; Andressa TONI (Org.). Fonologia, Aquisição e Educação. 1ed.Ponta Grossa: Atena, v. 1, p. 75-111.
-
BOHN, Graziela Pigatto. 2021. Bilinguismo. In: Raquel Santana Santos; Aline Benevides; Andressa Toni. (Org.). Fonologia, Aquisição e Educação. 1ed.Rio de Janeiro: Atena, v. 1, p. 149-174.
-
NIEWIADOMSKI, Sonia Eliane & Karolina Bielenin-Lenczowska. 2021. Língua polonesa no Brasil em tempos de pandemia: novas possibilidades e limitações. Fórum Linguístico, v. 18, p. 6920-6934.
-
BARBOSA, Juliana. 2021. Aquisição Fonológica de Língua Estrangeira. In: Raquel S SANTOS; Aline BENEVIDES; Andressa TONI (Orgs.). Fonologia, Aquisição e Educação. Ponta Grossa: Atena.
2020
-
VIEIRA, Clariana & Elaine Grolla. 2020. The Pragmatics of Wh-in-situ Questions in Brazilian Portuguese: Data from Child and Adult Language. In: 44th annual Boston University Conference on Language Development, 2020, Boston, USA. Proceedings of the 44th annual Boston University Conference on Language Development. Somerville, MA, USA: Cascadilla Press, v. 2. p. 677-690.
-
BERTOLINO, Karina. 2020. Testing children’s knowledge of generic null pronouns. Os estudos empíricos na pesquisa linguística. Revista Linguística. Rio de Janeiro | Volume 16 | número 1 | p. 146 - 167 | jan. - mai.
-
BERTOLINO, Karina. 2020. Subject ellipsis in early child language. Ilha do Desterro: A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies, UFSC, vol.73 no.3.
-
FRAGOZO, Carina Silva & Santos, Raquel Santana. 2020. Período crítico e aquisição fonológica do inglês por falantes brasileiros. ALFA: Revista de Linguística (UNESP. Impresso).
-
TONI, Andressa. 2020. /titia/ ou /tʃitʃia/? Evidências da psicolinguística e da fala infantil sobre o status fonológico das africadas [tʃ, dʒ]. Veredas - Revista de Estudos Linguísticos, v. 24, p. 36-71.
-
TONI, Andressa. 2020. Sílabas de ataque ramificado CCV em Português Brasileiro: Produtivas ou lexicalizadas?. Quintú Quimün, v. 4, p. 1-33.
-
TONI, Andressa. 2020. Língua oral versus língua escrita. In: Gregis, Hilaine; Toni, Andressa; Silva, Dayse Cristina Ferreira da. (Org.). Língua Portuguesa - Fonética e Fonologia do Português. 1ed.Canoas: UnilaSalle, p. 9-46.
-
TONI, Andressa. 2020. A fonética articulatória. In: Gregis, Hilaine; Toni, Andressa; Silva, Dayse Cristina Ferreira. (Org.). Língua Portuguesa - Fonética e Fonologia do Português. 1ed.Canoas: UnilaSalle, p. 47-82.
2019
-
BOBIA, Antonio Codina. 2019. Bare Singular Count Nouns in Dutch as a Heritage Language in Brazil. Rev. Est. Ling., Belo Horizonte, v. 27, n. 2, p. 631-668.
- VIEIRA, Clariana & Elaine Grolla. 2019. O constituinte-QU in situ e os efeitos de Common Ground no português brasileiro infantil. Revista de Estudos da Linguagem, v. 27, p. 839-884.
-
TONI, Andressa. 2019. Neurociência da Linguagem. In: Aline Bizello ; Nádia Studzinski Estima de Castro; Lia Emília Cremonese; Andressa Toni; Lucas Araujo Chagas. (Org.). Psicolinguística. 1ed.Porto Alegre: Editora Grupo A, p. 193-210.
-
TONI, Andressa. 2019. Teorias de aquisição da linguagem: Empirismo (behaviorismo), racionalismo, inatismo e construtivismo. In: Aline Bizello; Nádia Studzinski Estima de Castro; Lia Emília Cremonese; Andressa Toni; Lucas Araujo Chagas. (Org.). Psicolinguística. 1ed.Porto Alegre: Grupo A, p. 211-236.
2018
- MELO, Kalyne Alves de; GÓES, Iolanda Dias. 2018. Aquisição da linguagem e memória de trabalho: uma revisão. Linguística Rio, vol.4, n.1.
- VIEIRA, Renato Caruso. 2018. Implicatura escalar como um universal linguístico: dados experimentais do português brasileiro. REVISTA LINGUÍSTICA, v. 14, p. 215-230.
- VIEIRA, Renato Caruso. 2018. Implicatura escalar e a lógica infantil. WORKING PAPERS EM LINGUÍSTICA (ONLINE), v. 19, p. 207-225.
- SANTANA, Raíssa Silva & Elaine Grolla. 2018. A Aceitabilidade do Singular Nu Pré-Verbal em Português Brasileiro. Revista LinguíStica (UFRJ) 14: 194-214.
- SANTANA, Raíssa Silva & Elaine Grolla. 2018. As leituras do singular nu em Português Brasileiro Infantil. In: X Congresso Internacional da ABRALIN, Niterói. Anais do X Congresso Internacional da ABRALIN - UFF 2017. Niterói: Letras da UFF, v. 1. p. 1460-1471.
- BOHN, Graziela Pigatto & Raquel Santana Santos. 2018. A aquisição das vogais pretônicas do português. ALFA: Revista de Linguística (UNESP. ONLINE, v. 62, p. 195-226
-
BOHN, Graziela Pigatto. 2018. What does the acquisition of pre-tonic mid-vowels tell us about vowel harmony in Brazilian Portuguese?. Toronto Working Papers in Linguistics (Online), v. 40, p. 1-14.
-
ABREU, Thais Rezende & Graziela Pigatto Bohn. 2018. As variantes do inglês e o desempenho do intérprete brasileiro. LEOPOLDIANUM (UNISANTOS), v. 44, p. 45-69
2017
- FRAGOZO, Carina Silva. 2017. Vozeamento do morfema -s do inglês por aprendizes brasileiros: a influência de regras fonológicas da L1 sobre a L2. Matraga, v. 24, n. 41, p. 417-437.
- FRAGOZO, Carina Silva. 2017. Aquisição da regra de nasalização do português por falantes nativos de inglês. In: Anais do X Congresso Internacional da ABRALIN - UFF 2017. Niterói: Letras da UFF 2017, 1ª edição, p. 15-27.
- RANGEL, Marcelo Marques. 2017. Interferência de L1 em Produções em L2: o caso das orações relativas preposicionadas em português brasileiro. Revista Intercâmbio, v. XXXV: 68-82. São Paulo: LAEL/PUCSP. ISNN 2237-759X.
- TONI, Andressa. 2017. Estratégias de reparo ao ataque ramificado CCV na aquisição fonológica. REVISTA LETRAS, v. 96, p. 255-286.
- TONI, Andressa. 2017. Revisitando a aquisição do ataque ramificado CCV: estágios do desenvolvimento silábico. MATRAGA, v. 24, p. 341-364.
- TONI, Andressa. 2017. [ˈbu.zɐ], [toˈvɾɐw], [tʃiˈɐ.gʊ.lʊ], [ˈtiɾ.ʎʊ], [ˈtʃli.kʊ]: efeitos metodológicos sobre as estratégias de reparo ao ataque ramificado CCV. In: X Congresso Internacional da ABRALIN - UFF 2017, 2018, Niterói. Anais do X Congresso Internacional da ABRALIN - UFF 2017, p. 1051-1065.
- BOHN, Graziela Pigatto. 2017. Processos e representações lexicais: o caso das vogais médias do dialeto paulista. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 33, p. 413-436
- BOHN, Graziela Pigatto. 2017. The Acquisition of Tonic and Pre-Tonic Vowels in Brazilian Portuguese. Journal of Portuguese Linguistics, v. 16, p. 10.5354
- BOHN, Graziela Pigatto & Mariana Lima Souza. 2017. Hipercorreções na escrita como evidência da gramática fonológica da criança. Working Papers em Linguística (online), v. 18, p. 153-170.
2016
- BAIA, Maria de Fátima Almeida 2016. Variabilidade e instabilidade no desenvolvimento fonológico: estudo dos templates. In: Marianne C. B. Cavalcante; Márcio M. Leitão; Paulo V. Á. Nóbrega; Gitana B. Bezerra; Thalita M. L. Aureliano; Giorvan Â. dos S. Alves. (Org.). Questões em aquisição da Linguagem e Psicolinguística: fonologia e prosódia, língua de sinais, sintaxe e processamento Vol. 1. 1ed. João Pessoa: Mídia Gráfica e Editora Ltda. v. 1, p. 175-192.
2015
- BOHN, Graziela Pigatto. 2015. A instabilidade da pauta pretônica na aquisição fonológica. PROLÍNGUA (JOÃO PESSOA), v. 10, p. 51-61.
- VIEIRA, Renato Caruso. 2015. Brazilian Portuguese 'mesmo' in 'ele mesmo' as a scalar focus particle: evidence from acquisitional data. REVISTA VIRTUAL DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, v. especial, p. 139.
2014
- BOHN, Graziela Pigatto. 2014. O papel da seleção de formas homorgânicas na aquisição de ponto no português brasileiro. ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978), v. 43, p. 651-665.
- BOHN, Graziela Pigatto. 2014. Harmonização Vocálica: espraiamento de traço alto com segmentos complexos intervenientes. In: Magalhães, José Sueli. (Org.). Linguística In Focus: Fonologia. 1ed.Uberlândia: EDUFU, v. , p. 285-297.
- BOHN, Graziela Pigatto. 2014. G[e]lat[i]na e B[Ɛ]rnad[Ɛ]te: accounting for adjacency in vowel harmony in Brazilian Portuguese. LETRÔNICA, v. 7, p. 608-626
- BAIA, Maria de Fátima Almeida. 2014. O papel do balbucio na formação de templates. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 43, p. 191-207.
-
BAIA, Maria de Fátima Almeida. 2014. Estudo de caso de uma criança adquirindo a fonologia do português brasileiro: a emergência de templates. Lingu@ Nostr@, v. 2, p. 95-103.
2013
- BOHN, Graziela Pigatto. 2013. Harmonia Consonantal na aquisição do Português Brasileiro: um estudo de caso. PROLÍNGUA (JOÃO PESSOA), v. 8, p. 53-66.
2012
- BERTOLINO, Karina & Elaine Grolla. 2012. O pronome ele está sujeito ao princípio B? Uma discussão sobre resultados experimentais. Linguística (PPGL/UFRJ), v. 8, p. 86-99.
2011
- GROLLA, Elaine & Karina Bertolino. 2011. A proforma ele com antecedente local em português brasileiro adulto e infantil. da Hora, Dermeval. & Negrão, Esmeralda. (ed.) Estudos da Linguagem: casamento entre temas e perspectivas. João Pessoa: Editora Idea, p. 101-120.
- BAIA, Maria de Fátima Almeida & Raquel Santana Santos. 2011. The Discrepancy between Naturalistic and Experimental Studies: The Case of the Initial Prosodic Template in Brazilian Portuguese. In: LARP 5th Conference on Laboratory Approaches to Romance Phonology, 2011, Provo UT. Selected Proceedings of the 5th Conference on Laboratory Approaches to Romance Phonology. Somerville, MA, USA: Cascadilla Proceedings Project, v. 5. p. 127-135.
- BAIA, Maria de Fátima Almeida & Raquel Santana Santos. 2011. Reduplicated words in Brazilian Portuguese Acquisition. In: França, Aniela Improta. (Org.). Papers in Psycholinguistics. Rio de Janeiro: Imprinta Express e Editora Ltda, v. 1. p. 114-120.
2010
- BERTOLINO, Karina & Elaine Grolla. 2010. Some notes on the acquisition of reference in Brazilian Portuguese: definite and indefinite articles. Papers in Psycholinguistics: Proceedings of the First International Psycholinguistics Congress, Anpoll’s Psycholinguistics Work Group. 120-123.
-
BAIA, Maria de Fátima Almeida. 2010. A reduplicação fonológica na aquisição do português brasileiro: uma comparação com outras línguas românicas. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 8, p. 31-46.
-
SILVA, Cristiane Conceição & Raquel Santana Santos. 2010. Acquisition of Voice Assimilation in Brazilian Portuguese. In: João Costa, Ana Castro, Maria Lobo and Fernanda Pratas. (Org.). Language Acquisition and Development: Proceedings of GALA 2009. 1ed.Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, v. 1, p. 407-418.
-
SILVA, Cristiane Conceição. 2010. Aquisição da Assimilação de vozeamento em portuguêrs brasileiro. São Paulo: FFLCH-USP, v. 1. 200p. Série Produções Premiadas
-
BAIA, Maria de Fátima Almeida. 2010. O modelo prosódico inicial do português brasileiro: uma questão metodológica? São Paulo: FFLCH-USP, v. 1. 168p. Série Produções Premiadas
-
BAIA, Maria de Fátima Almeida & Susana Correia. 2010. The initial prosodic template in Brazilian and European Portuguese: a methodological matter?. In: João Costa, Ana Castro, Maria Lobo and Fernanda Pratas. (Org.). Language Acquisition and Development: Proceedings of GALA 2009. 1ed.Newcastle: Cambrigde Scholars Publishing, v. 1, p. 13-27.
-
BAIA, Maria de Fátima Almeida & Raquel Santana Santos. 2010 . Reduplicated words in Brazilian Portuguese Acquisition. In: França, Aniela Improta. (Org.). Papers in Psycholinguistics. 1ed.Rio de Janeiro: Imprinta Express e Editora Ltda, v. 1, p. 114-120.
2009
- MORAES, Augusta & Raquel Santana Santos. 2009. A criança desfaz encontros acentuais em português brasileiro? um estudo de caso. Cadernos de Pesquisas em Linguística (PUCRS), v. 4, p. 194-218.
2008
-
BAIA, Maria de Fátima Almeida. 2008.O formato prosódico inicial do português brasileiro: uma questão metodológica?. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 6, p. 1-27.
- BAIA, Maria de Fátima Almeida. 2008. Estudo experimental sobre o formato prosódico inicial na aquisição do português brasileiro. Estudos Lingüísticos (São Paulo), v. 37, p. 24-33.
-
BAIA, Maria de Fátima Almeida. 2008. O formato prosódico na fala infantil: a produção de criações lexicais, produções familiares e erros de acento em dados experimentais e naturalísticos. In: Rafael Dias Minussi & Sonia Rocha (Orgs.). Anais do X ENAPOL. 01ed. São Paulo: Paulistana, v. 10, p. 01-13.
2007
-
KOMATSU, Mariana Oshida & Raquel Santana Santos. 2007. A variação na aquisição de regras de sândi externo em português brasileiro. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (PUCSP. Impresso), v. 23, p. 223-244, 2007.