Coordenadoras  

Elaine

Profª. Drª. Elaine Grolla

 

 Profa. Dra. Raquel Santana Santos

 Currículo Lattes

ORCID

 ResearcherID

┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉

Pós-doutorado 

Foto Karina

Karina Gomes Bertolino (LattesORCID, ResearcherID)

Projeto: Sujeitos nulos genéricos e existenciais: avaliando a gramática infantil e adulta

Descrição: Neste projeto, comparamos diferentes línguas de sujeito nulo, com a finalidade de construir uma tipologia dos sujeitos nulos genéricos e existenciais (também chamados arbitrários) em sentenças impessoais. Essa pesquisa poderá suportar ou levantar problemas para a hipótese de uma distribuição paramétrica dos sujeitos nulos. O projeto também tem como objetivo estudar a produção de sujeitos nulos existenciais e genéricos na fala espontânea de crianças adquirindo o português brasileiro.

┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉

Doutorado 

Foto de Antonio Codina

Antonio Codina (Lattes, ORCID, ResearcherID)

Projeto: Omissão de artigos nas Interlínguas de falantes adultos de Português Brasileiro em processo de Aquisição de Segunda Língua

Descrição: Trabalha na área de aquisição de segunda língua no quadro da teoria gerativista. No doutorado, pesquisa a aquisição de artigos do espanhol, francês e inglês por estudantes brasileiros; especialmente, a omissão de artigos (plurais e singulares nus).

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

Foto da Juliana

Juliana Barbosa (Lattes, ORCID, ResearcherID)

Projeto: Transferências de traços fonéticos e fonológicos: os sotaques estrangeiros na aquisição do Português Brasileiro

Descrição: Desenvolve pesquisa sobre os sotaques estrangeiros no Português Brasileiro (PB). Mesmo depois de muitos anos domiciliados no Brasil, e tendo aprendido o PB no convívio com brasileiros, é comum que falantes nativos de outras línguas mantenham sotaques estrangeiros. Vamos mapear aspectos fonéticos e fonológicos buscando fornecer aporte teórico para a produção de material didático de ensino de pronúncia do PB para estrangeiros.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

Nathalie Torres Vila Nova (Lattes, ORCID,  ResearcherID)

Projeto: Aprendizagem de relativas genitivas convencionais em PB

Descrição: Esta pesquisa visa investigar as estratégias relativização com o pronome "cujo", bem como a influência do contexto de aprendizagem de língua materna na aprendizagem dessa construção sintática. A hipótese deste trabalho é de que relativas genitivas convencionais não são naturais e não são completamente aprendidas por meio do ensino formal, sendo evitadas até mesmo por adultos. Assim, pretende-se identificar e descrever os fatores envolvidos nessa antinaturalidade, como insuficiência do input ao longo do período de aquisição, ensino tardio, ou estrutura computacional envolvida.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

Sonia Eliane Niewiadomski

Sonia Eliane Niewiadomski (Lattes, ORCID, ResearcherID)

Projeto: Características sonoras do polonês e português falado no município de Cruz Machado, no Paraná

Descrição: Desenvolve pesquisa em uma comunidade bilíngue (polonês/português) no estado do Paraná. O estudo analisa os processos de assimilação de vozeamento, apagamento, inserção e/ou apagamento de segmentos na língua polonesa falada por indivíduos de ascendência polonesa. Buscamos observar como esses processos fonológicos interferem o sistema fonológico do português brasileiro e vice-versa.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

Rosiani Bueno de Oliveira Dias (Lattes, ORCID, ResearcherID)

Projeto: O uso de sujeito nulo e sujeito expresso em inglês por falantes de Português Brasileiro e Europeu

Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo mapear os “erros” morfossintáticos provenientes da influência da primeira língua produzidos por falantes nativos de português brasileiro (PB) e português europeu (PE) que estejam aprendendo a língua inglesa como língua adicional (L2). Nosso enfoque inicial será comparar o uso de sujeito nulo ou sujeito expresso na produção em inglês desses falantes. 

┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉

Mestrado 

 

Ivan Eduardo Tagliaferro (Lattes)

Projeto: A realização de vogais nasalizadas no inglês por falantes de Português Brasileiro morando em países de língua inglesa

Descrição: O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar a realização de vogais seguidas de consoantes nasais em inglês por brasileiros nativos que estão realizando intercâmbio em países de língua inglesa.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

Julia Lessa dos Santos (Lattes)

Projeto: O sistema vocálico infantil: O contraste da nasalidade no período de aquisição da linguagem

Descrição: O projeto procura discutir a proveniência da nasalização, bem como este é desenvolvido e quais são as circunstâncias e fatores que privilegiam uma ou outra escolha da variação da nasalização. Expandinde-se com este projeto os estudos que aprofundem como a língua portuguesa é adquirida na idade infantil e verificar traços linguísticos relacionados à variação paulistana da língua portuguesa brasileira.

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

Foto da Mariana

Mariana de Freitas Martins (Lattes)

Projeto: Aquisição de vogais átonas no Português Brasileiro

 

┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉ 

Foto da Miguel

Miguel Fontes Meira (Lattes)

Projeto: Cartografia e Aquisição da Periferia Esquerda no Português Brasileiro: Um Estudo de Compreensão

 

┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉ 

Foto da Gabrielli

Gabrielli de Lima Gomes (Lattes)

Projeto: A aquisição e a produção de pied-piping em perguntas QU e em orações relativas em português brasileiro. 

 

┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉┉

Iniciação Científica

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

Pietra

Pietra Giovanna Tonin Ferreira (Lattes)

Projeto de Iniciação científica: A Produção de Orações Relativas em Português Brasileiro Infantil


Vênus

Vênus Lucas Galhasse Viana dos Santos (Lattes)

Projeto de Iniciação científica: A Produção de Orações Relativas por Aprendizes de Inglês.


Eduarda

Eduarda dos Reis Barreto (Lattes)

Projeto de Iniciação científica: Os conceitos CUM e SINE em Português Brasileiro Infantil